quinta-feira, março 01, 2007

SLB (Parte III) Pelo pior motivo depois do Aniversário...

É verdade hoje o meu dia até parecia sorrir como o Sol a aquecer a minha alma, mas logo de manhã a ir para o trabalho perdi imenso tempo na A5 por causa de um acidente, tive que me despachar e optei por ir na auto-estrada até ao Estoril. Depois tive uma reunião de trabalho onde fui muito bem acolhido e onde ouvi comentários do género: " Olha mais um homem para se juntar à festa!" ou "olha mais um assistente social homem, que porreiro!" Começo-me a enturmar. Passei o dia todo em volta de perceber mais e mais o que é necessário fazer no SAD.


Conheci uma tia super amiga!!! Agora bejufas é só uma deixem-se de de pussidónios!!!


No regresso a casa a Minha rádio deu-me uma prenda "André Sardet" em directo e ao vivo, claro que quiz partilhar esse momento da viagem com o meu amor! Tinha a música do André, o mar e o meu amor, que mais poderia querer eu!!!


Já em casa uma notícia brutal dada pelo meu pai, tinha morrido o Bento, o guarda-redes fenomenal do Grande SLB. Foi triste para mim porque apesar de ser criança ainda vi bastantes jogos desse icone mais do futebol português. Este sonhador do futebol disse um dia " as pessoas que acreditem no futebol". Idealismo ou não esta era e é a pureza do futebol.


ADEUS BENTO...





Manuel Galrinho Bento faleceu na manhã desta quinta-feira, no Hospital do Barreiro, por doença súbita. O antigo internacional português, guarda-redes do Benfica durante 20 épocas, tinha 58 anos.Nesta quarta-feira à noite, Bento tinha estado presente na Gala do 103.º aniversário do Benfica, no Casino Estoril, e por isso a notícia da morte do jogador surpreendeu tudo e todos.O antigo jogador sentiu-se mal esta manhã e chegou ao Hospital do Barreiro já sem vida.O corpo do antigo guarda-redes do Benfica e da selecção nacional estará em câmara ardente a partir de amanhã de manhã na Igreja de Santa Cruz, no Barreiro, e o funeral está marcado para sábado, pelas 19:00, no cemitério dos Olivais em Lisboa.





O Perfil do 'Yashin' da GolegãQuando nos tentamos lembrar de grandes guarda-redes, um dos primeiros nomes que surge imediatamente é o de Manuel Bento. O guardião teve uma carreira recheada de títulos, tendo conquistado ao serviço do Benfica oito campeonatos, seis Taças de Portugal e duas Supertaças. Na selecção nacional, foi internacional 63 vezes, destacando-se principalmente durante o Campeonato da Europa de 84.Manuel Bento nasceu na Golegã a 25 de Junho de 1948 e desempenhava actualmente as funções de treinador de guarda-redes nos escalões de formação do Benfica. O guardião iniciou a sua carreira futebolística no Barreirense, mais precisamente na época 1966/1967, chegando em 1972 ao clube da Luz, onde defendeu a baliza encarnada durante 20 anos.Entre 1973 e 1976, Bento e José Henriques ainda alternaram a titularidade, mas a partir daí o Yashin da Golegã, como era conhecido entre alguns amigos, acabou por ficar como titular dos encarnados. Nesse mesmo ano, estreou-se na selecção nacional, mais precisamente na qualificação para o Mundial de 78 e manteve-se como internacional português até 1986.Bento é recordado pelas suas defesas acrobáticas e pela grande capacidade de manter o sangue-frio em alturas decisivas dos jogos. A partida onde terá possivelmente realizado a melhor exibição foi nas meias-finais do Europeu de 84, num encontro em que Portugal perdeu com a França por 3-2.


Bento é recordado pelas suas defesas acrobáticas e pela grande capacidade de manter o sangue-frio em alturas decisivas dos jogos. A partida onde terá possivelmente realizado a melhor exibição foi nas meias-finais do Europeu de 84, num encontro em que Portugal perdeu com a França por 3-2.O antigo guarda-redes esteve igualmente envolvido no caso Saltillo. Este episódio negro na história do futebol português está relacionado com uma rebelião e greve dos jogadores da selecção nacional durante o Campeonato do Mundo de 1986, no México. O nome deriva da cidade mexicana de Saltillo, onde a equipa lusa estava alojada.Manuel Bento jogou apenas contra Inglaterra, num desafio que Portugal venceu por 1-0, tendo sido esse o seu último encontro como jogador titular. O guarda-redes partiu uma perna num treino e esteve sem jogar quase toda a época seguinte. A partir de então passou a ser suplente no Benfica, até ao fim da sua carreira, em 1991/1992 e viu a baliza das quinas ser ocupada por Damas.O ex-guardião confessou inclusive que o também falecido guarda-redes do Sporting era o seu maior adversário, destacando contudo tratar-se de uma rivalidade saudável, pois Vítor Damas foi quem o “obrigou mais a trabalhar”. Aliás, ambos até poderiam ter sido colegas de equipa, já que Bento ainda esteve à experiência em Alvalade, mas lá disseram-lhe que era muito baixo. Pouco tempo depois, rumou ao outro lado da segunda circular, onde permaneceu até ao fim da sua carreira.O treinador das águias era muito comentado também por um amuleto que trazia sempre e que mais tarde passou a Neno. Ao contrário do que se julgava, Bento não guardava a peça dentro das luvas com que jogava, mas sim nas suplentes que ficavam dentro da baliza. Esse talismã era nada mais nada menos que o corno esquerdo de uma vaca.Numa das últimas entrevistas concedidas, Manuel Bento pediu “às pessoas que acreditem no futebol”…





Esta ultima parte do texto pertence a Ana Pedro Picado


Antes de terminar um momento de destaque ao ainda vivo e excelente glória da representação em Portugal "Ruy de Carvalho" parabéns, quanto mais velho melhor é como o vinho do Porto. Adorei ver o Rei Lear no D. Maria com ele.

Sem comentários: