segunda-feira, setembro 17, 2007

Sábias Palavras

Dalai Lama, nas sua palavras mostramos sempre uma forma positiva de olhar o Mundo e aqueles que nos rodeiam. Fala nos também da forma como devemos orientar a nossa vida não descurando o aspecto espiritual do nosso eu, que por vezes está em nós adormecido, esquecido, ou de tal forma renegado que se calhar já pode cheirar a podre.
Num encontro inter religioso na mesquita de Lisboa, este teve início ao som de versos do Corão, recitado pelo xeque Munir, e só terminou depois de os representantes de todas as religiões entrarem na sala de oração e, sentados virados para Meca, observarem alguns momentos de silêncio. (aspecto este muito importante).
o Dalai Lama disse que a "fé traz esperança", independentemente da religião de cada um. "Seguir uma fé religiosa depende de cada pessoa. Contudo, uma vez que abraçamos uma fé devemos ser sérios e sinceros e praticá-la na vida diária", indicou o líder dos budistas tibetanos. Uma prática que, apesar das diferentes filosofias religiosas, acaba por centrar-se no mesmo objectivo. "É como os médicos", exemplificou Tenzin Gyatso: "Há diferentes formas de tratar uma doença, mas o objectivo é o mesmo, curar."
Este encontro serviu e servirá na sua essencia para mostrar que as religiões só são utéis e valiosas se existir uma salutar convivência entre todas elas no nosso Mundo. Afinal digo eu o Deus é o mesmo a forma de nos dirigirmos a Ele é que pode ser diferente.

1 comentário:

Marco Oliveira disse...

Para mim, foi um dos mais interessantes momentos de diálogo inter-religioso que já presenciei em Portugal.